Mini Wedding

foto by Casamenteiras

O mini casamento já é realizado a mais de 10 anos, mas está tomando proporção só agora. Os noivos começaram a pagar o próprio casamento e a chamar seus próprios convidados e não mais o dos pais. A tradição mudou e se modernizou, hoje o casamento é pensado e estruturado para ter a cara dos noivos. O DIY (do it yourself - faça você mesmo) é uma tendência muito forte e os noivos ficam mais envolvidos em toda a preparação, já que eles se envolvem em todos os preparativos e colocam a mão na massa.
Uns dizem que o Mini Wedding é para até 120 pessoas, outros dizem de 50 a 100, mas o que importa na festividade é a característica íntima que a festa possui. Os convidados são pessoas que fizeram parte da vida do casal e não a vizinha da sua vó que viu você crescer, ou um primo que você só mantêm contato pelo Facebook. Por ser uma lista mais intimista a festa se torna mais familiar, as pessoas são mais entrosadas e as famosas "panelas" são praticamente extintas. Esse tipo de casamento pode ser dividido para 2 perfis de noivos: 
Os que não querem gastar
Os que querem mimar

Para quem não vê o casamento como um megaevento, ou não é extravagante, ou também quem não pretende gastar uma fortuna com muitos convidados, o Mini Wedding é uma ótima opção. Os noivos contratam um serviço de buffet para poucas pessoas e conseguem economizar para a lua de mel, para a compra ou reforma de uma casa ou para qualquer outros gastos que terão pós festa. Quanto a decoração, normalmente os noivos tem a ajuda dos padrinhos e dos convidados na organização do evento, já que se trata de uma festa mais íntima. Algumas noivas que já fizeram o seu casamento desta forma relatam que colocar os convidados para ajudar com os detalhes da decoração e com as lembranças fazem com que eles lembrem mais do momento, pois fizeram parte dele. Mas há também quem contrate empresas para esses tipos de serviços.
Há quem queira mimar os convidados e optam por fazer um casamento com qualidade elevada. O assessor Julio Céu diz aos seus clientes: "É melhor servir salmão para 50 do que sardinha para 500". Essa opção é para quem quer manter um casamento chique mas não possui muitos recursos. A festa é restrita e a qualidade não é perdida.

foto by Southern

O que não muda do convencional?

Os serviços de fotografia e filmagem continuam o mesmo, já que o preço não é estipulado de acordo com a quantidade de pessoas, mas sim por horas do evento. Só que há uma pequena e significativa diferença no serviço! Os fotógrafos dizem que o Mini Wedding é mais descontraído, já que são pessoas mais próximas, os protocolos de grandes casamentos são esquecidos e as fotos conseguem valorizar mais o casal e sua personalidade, pois eles ficam mais livres ao decorrer da festa. 

Quais as dificuldades?

Um item difícil de lidar no Mini Wedding é o corte na lista de convidados. Enxugar uma lista de 300 convidados para 100 é uma tarefa árdua e estressante. Os casais que pensam que separar os familiares e amigos íntimos para a cerimônia é algo fácil, estão enganados. Você começa cortando as pessoas que tem menos contato, depois passa a sacrificar amigos e familiares, contatos do Facebook que podem soltar "nossa nem me convidou" e quando você pensa que a lista já diminuiu e você está dentro da quantidade, você reconta e ainda está acima do limite! É, não é fácil e não será da noite para o dia. Aconselhamos ao casal dar uma pausa no processo e pegar a lista novamente após alguns dias. Esfriem a cabeça e depois retomem o processo. Foquem em deixar as pessoas que acompanharam o relacionamento ou as que vocês convidariam para jantar em sua casa. Por esse caminho vocês conseguem! Fé!

foto by Mecasei

O Mini Wedding torna a cerimônia especial. Os noivos cuidam de todos os detalhes e deixam tudo de acordo com sua personalidade, os convidados que já acompanhavam a história do casal, seus anseios, suas dificuldades e alegrias, compartilham deste momento e notam que a festa possui traços diferentes "nossa isso é a cara deles" e no fim vibram com cada momento da festa, como se ela fosse sua.

foto by Noiva de Evasê


Case significativamente,
conte um pouco da trajetória da união com os detalhes da sua festa.


Boas Festividades!



Fontes:

Comentários