Como planejar uma festa caseira

Sabe como organizar uma festa? Planejar não é fácil e nem rápido. Então que tal conhecer os passos para que não esqueça nenhum detalhe da sua festa?! Confira os passos abaixo e se tiver mais dicas escreva nos comentários!


COMO  DEFINIR





Onde?
Quando?
Que horas?






- Escolha uma boa data e horário para você e para os seus convidados.
Não adianta marcar um happy hour na sua casa em uma sexta a noite se você precisa chegar em casa correndo do serviço e se descabelar para organizar uma boa recepção. Marcar o aniversário do seu filho em um domingo a noite você corre o risco de os convidados não aparecerem porque eles acordam cedo para trabalhar no dia seguinte.

- Escolha uma parte da casa que encaixe com o tema da sua festa
Festa infantil precisa de espaço para as crianças brincarem, já noivados são mais intimistas, você pode receber seus convidados na sua sala de estar. Se a festa é de animais, floresta ou picnic, aproveite seu quintal para decorar o ambiente da melhor forma. Uma recepção para amigos pode ser feita na cozinha com vários quitutes quentinhos ou até mesmo na varanda a luz do luar, com bebidas boas a luz do luar.


QUEM CONVIDAR














- Quanto mais melhor!
A frase é antiga, mas nos dias atuais ela já não faz mais tanto sentido. Hoje as pessoas querem economizar, mas sem perder a qualidade! Assim acabam convidando menos pessoas para a festividade. E como escolher? O que levar em conta? Abaixo listamos algumas etiquetas que os organizadores de festas utilizam:
* Escolhas pessoas que se dão bem, barracos não são bem vistos e deixam os demais convidados constrangidos;
* Evite chamar pessoas que dão vexame com bebida;
* Não convide um casal que tenha acabado de se separar, pois parecerá provocação para o outro, principalmente se você for mais amigo de um do que de outro;
* Convide pessoas que você queira que esteja presente na sua vida e em seu futuro, você não precisa chamar por educação uma pessoa que trabalha/estuda com você. Se pergunte Quando parar de estudar (ou sair de onde trabalho) vou manter contato com essa pessoa? Se a resposta for sim, convide.

Outra ética que deve ser lembrada: Se você decidiu não convidar alguém por um dos motivos acima, ou por qualquer outro, não comente sobre o evento perto da pessoa, é um ato grosseiro e que demonstra desrespeito ao próximo. Não há problemas em não convidar, só não seja uma pessoa deselegante.


CONVITES














- Aviso aos convidados
Assim que fechar os detalhes acima, comunique verbalmente os convidados sobre a sua intenção. Caso alguém não possa comparecer na data, pois já tem compromisso, você pode negociar com o convidado uma melhor data para que ele possa participar do evento. Não vê muito os convidados pessoalmente? Abra um evento no facebook ou mande email passando todos os dados para as pessoas e faça essa primeira checagem de forma online!

- Impressos e os prazos de envio
Após fazer a primeira checagem, verbal ou online, você precisará definir quantos convites serão entregues pessoalmente e virtualmente. Para os impressos, cheque quanto tempo levará para confecciona-los e quanto tempo irá demorar para todos serem entregues, pessoalmente ou por correio. O convidado deve receber seu convite impresso no mínimo 10 dias antes do evento, mas o mais indicado são de 15 a 20 dias de antecedência.


A AMBIENTAÇÃO E O ENTRETENIMENTO














- Pesquise sobre as possíveis decorações
Hoje contamos com um grande aliado, o Google, então vamos usar e abusar dele! Qual a melhor  forma de começar? Escreva o tema da sua festa na caixa de pesquise e procure por imagens. Crie uma pasta no seu computador para a festa e vá salvando as imagens que acha interessante para a sua decoração, coisas que você mesma possa fazer, ou itens que você possa alugar ou comprar de empresas especializadas (como a Aram ♥). Após salvar tudo que gostou faça uma filtragem: o que consigo/posso fazer e o que devo comprar/alugar. Assim que separar o que deverá vir de terceiros, faça uma nova pesquisa no Google, procure empresas que possam oferecer o que você necessita. Faça de 3 a 4 orçamentos distintos para poder comparar da melhor forma possível. Paralelo, pergunte a amigos que já fizeram festas (e que você gostou de algo) quem foi o fornecedor deles, peça o contato.

- Entretenimento 1 - Música ambiente
Ligar o som em qualquer rádio, colocar CD/DVD pra rodar são cansativos, o anfitrião precisa ficar ligado se a rádio está com mais comerciais do que músicas, se o CD/DVD acabou e precisa ser trocado, para os convidados é algo chato de presenciar. Colocar as músicas do seu celular para tocar ligado nas caixinhas de sons próprias para isso também não é uma saída legal, pois é algo muito pessoal. A dica que damos é: crie uma playlist no youtube ou na radio UOL, ou até mesmo cheque as já prontas no site do Vagalume. Quanto tempo acha que a festa irá durar? Faça as contas e coloque a quantidade necessária na playlist, assim ela ficará tocando até o final da festa e você não precisará se preocupar.
Já se você é o DJ da família, baixa várias músicas, tem várias playlists no computador, faça uma seleção para esse momento especial e salve num pendrive, ou grave um MP3, você também não se preocupará e curtirá a festa tranquilamente.

- Entretenimento 2 - Aluguel de jogos
 Que tal alugar algo diferente para entreter os convidados e mostrar que você pensou na diversão deles?
As vezes nem precisa alugar, as vezes podemos utilizar coisas que temos em casa, como dominó, baralho e fazer uma noite em Las Vegas. Pegar o Jogo da Vida, Banco Imobiliário e fazer a noite do tabuleiro. Pegar um lençol e cabo de vassoura e fazer uma cabana para as crianças.. Há várias possibilidades!
Em um post antigo indicamos uma empresa que monta um Casino em sua casa, você também pode alugar mesa de sinuca, pinball (fliperama), para as crianças escorrega, futebol de espuma, touro mecânico, estilingue humano, entre várias outras possibilidades. Pesquise e veja qual a opção que melhor se encaixa ao tema da sua festa!

- Entretenimento 3 - Comes e Bebes
Não há festa sem comidas e bebidas. Algumas pessoas gostam de colocar a mão na massa e outras não. Então temos várias possibilidades nesse quesito. Para as pessoas que gostam de cozinhar e preparar tudo, indicamos que pense no menu que gostaria de servir aos seus convidados, tipos e quantidades de salgados e de doces, caso não saiba como calcular quanta comida será necessária, cheque esta informação em nosso site. Após decidir o que será feito você deve pensar em como tudo será servido. Porções individuais? Cada um se serve? Descartáveis chiques básicos ou personalizados? Garfo, colher ou os dois? Preciso de faca? Guardanapo ou saquinho próprio para lanche? E por ai vai...
Para bebidas seguimos os mesmos passos, o que quero servir? Refrigerante, suco natural ou em pó, água com gás ou com sabor, batidas, licor, uísque, champanhe... Para quantidade a ser comprada deve se observar quais comidas serão servidas e quais os tipos de bebida que pretende comprar. No nosso site você encontra maiores informações.

Para quem não quer ter muito trabalho, ou como dizem por ai, dor de cabeça, há 3 possibilidades:
* Festa comunitária - Cada convidado leva um prato e uma bebida;
* Festa com divisão - O anfitrião fica responsável pelas comidas e os convidados pela bebida, ou vice versa;
* Festa pronta - O anfitrião contrata todos os serviços de uma única empresa e só se preocupa em se divertir no dia!


Quer se aprofundar mais no assunto?
Confira outras dicas no nosso site!

Boas festividades!



Comentários